Publicações do Projeto PONTO DE CULTURA FORTALECIMENTO DAS MULTIAÇÕES DO GRUPO CULTURAL DOS PALMARES - GRUCALP.
O GRUCALP foi reconhecido PONTO DE CULTURA do MINISTÉRIO DA CULTURA/FUNDARPE (resultado do Julgamento foi divulgado em Junho de 2010, assinamos Convênio Nº 020/2010, Processos Nº 6287 e 6288/2010 com o MinC/FUNDARPE dia 19 de Novembro/2010; publicação no Diário Oficial do Estado do dia 27/11/2010, Página 19).
GRUCALP CONVIDADO PARA O FESTIVAL DE CULTURA PROMOVIDO PELO CECAL (CENTRO DE ESPORTES, CULTURA, ARTES E LAZER) DA USINA PUMATY- JOAQUIM NABUCO QUE OCORRERÁ NESTE SÁBADO, DIA 10 DE DEZEMBRO DE 2011. PARTICIPAÇÃO DE ESCOLAS E INSTITUIÇÕES CULTURAIS QUE APRESENTARÃO CULTURA POPULAR DA NOSSA TERRA: FREVO, MARACATU, XAXADO, XOTE, BOI BUMBÁ, CAPOEIRA, FOIRRÓ, BAIÃO, COCO, POESIAS, CORDEL, PEÇAS TEATRAIS... E MUITO MAIS...
VALE DESTACAR A FRASE QUE TEM NO CONVITE DO FESTIVAL: "SEM A CULTURA E A LIBERDADE QUE ELA PRESSUPÔE, A SOCIEDADE, POR MAIS PERFEITA QUE SEJA, NÃO PASSA DE UMA SELVA."
GRUCALP ESTEVE TAMBÉM PRESENTE ATIVAMENTE NO PROJETO INTERDISCIPLINAR DE INTERVENÇÃO "CULTURA AFRO BRASILEIRA" PROMOVIDO PELA ESCOLA MUNICIPAL FERNANDO AUGUSTO PINTO RIBEIRO, DE JOAQUIM NABUCO, DIA 02 DE DEZEMBRO DE 2011, QUE TEVE PARTICIPAÇÃO DO PETI, PRO-JOVEM, GRUPO DE CAPOEIRA MANCHA NEGRA, ESCOLA CORONEL ALFREDO BRANDÃO, EDUCANDÁRIO JÚNIOR E DEMAIS ESCOLAS MUNICIPAIS DO MUNICIPIO DE JOAQUIM NABUCO. À NOITE HOUVE FESTIVAL DE ARTE NEGRA NA CIDADE DE JOAQUIM NABUCO, NO QUAL GRUCALP PARTICIPOU COM ESPETÁCULO AULA DE CAPOEIRA, TENDO O PROFESSOR MARCONE LIMA (O POPULAR PESÃO) LIDERANDO A TURMA.
SEXTA-FEIRA PASSADA, DIA 2 DE DEZEMBRO, O GRUCALP DIVIDIU ELENCO E ALÉM DE IR SE UNIR AOS ESFORÇOS DE REVITALIZAÇÃO CULTURAL DA ARTE NEGRA EM JOAQUIM NABUCO, FOI APRESENTAR PEÇA TEATRAL E EXIBIR FILME "QUILOMBO" NOVAMENTE NO ENGENHO VERDE, DISTRITO DE SERRO AZUL, EM NOSSO MUNICÍPIO DOS PALMARES - PE. UMA AÇÃO CONJUNTA COM "AG AMBIENTAL", E, EVIDENTEMENTE, ARTICULAÇÃO MUNICIPAL DE ENTIDADES (AME-PALMARES).
FESTIVAIS PASSAM E O ARTISTA SE PERPETUA COM A ARTE QUE LIBERTA!
(Publicado no grupo de emails da Rede de Pontos de Cultura de Pernamnbuco Rede.PE... Veja no Google
Mais um Festival Pernambuco Nação Cultural passou por Palmares.
Novamente GRUCALP (49 anos de lutas: www.grucalp.uni7.net) sem espaços nos palcos e para seus oficineiros nas oficinas promovidas pelo Festival. Em 2009 assessores do Governo Municipal acusaram FUNDARPE e por sua vez assessores da FUNDARPE disseram que as prefeituras que indicavam. Este ano não procuramos saber quem seria tal e qual. Apenas ficou registrado na História mais uma discriminação e exclusão.
Hoje na Reunião de Oficineiros e Diretoria do GRUCALP no Centro Cultural da nossa entidade (www.pontogrucalp.uni7.net) as avaliações ficaram resumidas neste texto: MAIS IMPORTANTES QUE OS PALCOS DOS FESTIVAIS SÃO OS PALCOS DA VIDA ONDE OS GRUCALPENSES ATUAM EM LIDERANÇAS COMUNITÁRIAS CONSTRUINDO O DESENVOLVIMENTO DE MENTALIDADES ATRAVÉS DA ARTE LIBERTADORA. OS FESTIVAIS PASSAM E OS GOVERNOS PASSAM, PORÉM OS ARTISTAS SE PERPETUAM ATRAVÉS DA ARTE QUE GERAM! A Coordenadoria dos Pontos de Cultura FUNDARPE aproveitou o Festival Pernambuco Nação Cultural para vir a Palmares e fazer o Tecendo Redes. Pessoas cordiais, atenciosas e dedicadas (Adriana e Ana) que educadamente pediram perdão por não vir a Palmares logo após enchentes de maio/2011 para assessorar o nosso Ponto de Cultura vítima das catástrofes. Explicaram que não tiveram condições de deslocamento. Mas mostramos a elas que resistimos, persistimos e já muita coisa reconstruímos, adaptamos através de doações de amigos e mantivemos as atividades que aglutinaram mais de 200 inscritos em Oficinas Artísticas provindos da zona urbana e rural de Palmares (estudantes residentes em 21 comunidades rurais, além de cidades circunvizinhas: Água Preta, Xexéu, Barreiros, São José da Coroa Grande e até de Colônia Leopoldina em Alagoas). Como em tudo há coisas boas para se aproveitar (bastando saber analisar as situações), o Festival trouxe esse contato com o Tecendo Redes. E conhecemos realidades dos Pontos de Cultura da Mata Sul, além dos importantes relatos dos Conselheiros da Rede Estadual e da Rede Nacional dos Pontos de Cultura. Um ponto crucial nisso tudo foi conhecer o representante do ITEIA. Os Festivais que deveriam ser derivados das atividades de formação artística empreendidas pelos Centros Culturais de formação comunitária, na realdade são montados como simples fontes de diversão para o povo e marketing maior dos Governos.
GRUCALP realizou um Festival de Música em Fevereiro/2011 (algo que pode ser constatado em nosso blog citado acima e em nossos canais youtube www.youtube.com/GRUCALP e www.youtube.com/colmeiadasletras). O evento final foi um Concerto com os jovens que participaram das oficinas de música. No Concerto tivemos a honra de ouvir ao vivo o som de um autêntico violino Stradivarius de 1721.
Promovemos esse Festival com recursos próprios, sem apoios de verbas governamentais. Aulas gratuitas e Concerto aberto sem cobrar ingressos. Quisemos mostrar como devem ocorrer os Festivais derivados de ações educacionais e não como simples lazeres.
A Mata Sul Pernambucana tem riquezas culturais e a junção de esforços nos empreendimentos de formação artísticas bem que comportam Festivais Regionais gerados pelas ações dos nossos Pontos de Cultura. Se com união de seres humanos abnegados fizemos aqui em Palmares um Festival de Música envolvendo jovens instrumentistas de arco e corda, muito mais poderemos fazer com a união dos Pontos de Cultura em prol das nossas expressões populares e mostrar a esses governos plutocratas quem gera a cultura regional. Veio para Palmares pela terceira vez o Festival Pernambuco Nação Cultural com bons shows, mas repetindo erros do passado. Muitos legítimos fazedores da nossa cultura de fora dos palcos e como oficineiros. E o pior de tudo é que levados pelas exigências do Convênio, temos que divulgar que somos Ponto de Cultura do MinC/FUNDARPE, algo a levar alguns artistas pensar que temos condições de indicar, amparar artistas para serem incluídos nos Festivais ou influir nos amparos necessitados (dizemos isso porque vários artistas locais nos procuraram reclamando serem excluídos e pedindo proteção, então nos resta relatar). Quando soubemos que a Coordenação dos Pontos de Cultura FUNDARPE não tem gerência sobre os Festivais promovidos por essa Fundação, então vemos a necessidade de nós como Pontos de Cultura exigir da Secretaria de Cultura do Estado melhores condições de trabalho e de abrangência para esses assessores responsáveis pelo amparo dos nossos pontos de cultura. Na exposição do encontro dos Pontos de Cultura da Mata Sul em Palmares, ontem, vimos a realidade chocante de como há tantas dificuldades para realizações das ações da coordenação e como os Pontos de Cultura precisam agir reivindicando melhoras das condições de trabalho daquela Coordenação que embora com muita boa vontade está sujeita a viver como num gueto da FUNDARPE (visto que não têm condições de participar das decisões dos grandes projetos da instituição). Sobre a realização do Festival Pernambuco Nação Cultural em Palmares, soubemos há duas semanas, quando Ana da Coordenação dos Pontos de Cultura nos telefonou avisando sobre o evento Tecendo Redes. E nenhum folder, ofício, cartaz foi entregue em nosso Centro Cultural. Um desprezo da produção do Festival citado. E os erros continuaram, como por exemplo, ontem, no último dia, um carro de sonorização continuavam circulando convidando poetas, atores e artistas em geral para se inscrever nem sei em quê porque além de passar rapidamente, com texto longo (texto de carro de sonorização dever ser curto e o automóvel passam devagar).
Hoje durante a reunião da nossa ONG, vários membros reclamaram que muito depois que as oficinas começaram, souberam os conteúdos e onde estava sendo realizadas, pois reportagens em rádios diziam o que estava ocorrendo, ao invés de divulgar antes de ocorrer para que pessoas interessadas tivesse acessos às inscrições...
Nos intervalos entre as atrações, músicas sem vínculos com o perfil do Festival foram executadas, como por exemplo, numa das noites, por volta das 23 h. ouvimos lá da nossa casa o som de rock pauleira de banda estrangeira em ensurdecedor volume sonoro vindo do palco do evento. E quando estavam testando o equipamento sonoro também ouvimos sons que não eram pernambucanos e sim de bandas de rock do sudeste.
Então o título PERNAMBUCO NAÇÃO CULTURAL se tornou um engodo diante da visão de muita gente. Primeiramente diante desses choques culturais musicais e depois pela exclusão da maioria dos valores locais, despertando a pergunta: NÃO SOMOS PARTE DESTA NAÇÃO QUE SE DIZ PERNAMBUCO CULTURAL? SOMOS DE OUTRO PLANETA? Artistas locais questionando: Para que aquele cadastramento online no site da FUNDARPE?
Cremos que quando se pisa na casa dos outros devemos ter respeito e valorizar os donos da casa. Mas se o Estado entra na nossa casa se dizendo a dona, então somos enxotados dos nossos palcos para nos tornar platéias do que a produção do FESTIVAL nos obriga a engolir.
Durante a semana, durante vários shows, observamos o anfiteatro da Praça Dr. Paulo Paranhos, onde maioria dos eventos ocorreu, com platéia apática a tudo, pois poucas pessoas sentadas alí e maioria de costas para o palco... Os descaminhos aqui na Fundação Casa da Cultura Hermilo Borba Filho são bem conhecidos há anos, lá não há gente comprometida com as bases da cultura local, mas somente com promoções de eventos sem bases com nossa cultura regional e outros desencaminhamentos. Mas erros assim ocorrer com a FUNDARPE que tem no Festival Pernambuco Nação Cultural suas bases de marketing de valorização da pernambucanidade foi de estarrecer. Diante de tudo que os criadores do +CULTURA diz sobre os pontos de cultura, nós pontos de cultura seriamos as bases para a reconstrução e da revitalização da cultura nacional e preservação das expressões legítimas da nossa brava gente. Mas as práticas das políticas dos grandes eventos promovidos pelas Prefeituras (uma maioria) e Governo do Estado nos deixam como guetos, mesmo tendo consciência de nossa situação de reconhecidos fazedores da cultura que a aprovação dos nossos projetos para sermos pontos de cultura nos concedeu. Se há quem defenda que a participação dos Pontos de Cultura nos grandes festivais será através de lutas para conquistar, dizemos que está na hora de fazermos nossos próprios festivais de cultura, porque somos os principais empreendedores e guardiões das expressões populares da nossa terra. E temos poder de mobilizar as comunidades. Devemos fazer a diferença nesse quadro de depredação dos nossos valores mais legítimos. Que a nossa Rede seja forte e não se rasgue sob as botas e espadas dos usurpadores plutocratas.
PRESTAÇÃO DE CONTAS DO PROJETO PONTO DE CULTURA GRUCALP:
COMPRA DO KIT MULTIMÍDIA: R$20.000,00 (Vinte Mil Reais).
Pagamentos dos oficineiros em março à julho/2011: R$11.000,00 (BRUTO INCLUINDO ISS E INSS) + IMPOSTO PATRONAL (R$2.200) = R$13.200
GASTO DA VERBA DE CAPITAL: R$20.000,00 (KIT MULTIMÍDIA)
GASTO DA VERBA DE CUSTEIO: R$13.200,00
PREJUÍZOS DAS ENCHENTES DOS DIAS 3 E 5 DE MAIO/2011 (NO IMÓVEL ONDE ESTAVA FUNCIONANDO O CENTRO CULTURAL DO GRUCALP, LÁ NA RUA DR. GERÔNCIO BORBA, 202, BAIRRO MODELO, A ALTURA DA ÁGUA FOI DE 2,80m.):
FOTOS MOSTRAM CENTRO CULTURAL DO GRUCALP INVADIDO POR ÁGUA DIA 4 DE MAIO/2011, SEGUNDA VEZ EM MENOS DE 48 HORAS. HOUVE ENCHENTE DIA 3 DE MAIO CUJAS ÁGUAS BAIXARAM DURANTE A MANHÃ DO DIA 4 DE MAIO. E À TARDE DO DIA 4 DE MAIO NOVAMENTE OCORREU OUTRA ENCHENTE.
FOTOS MOSTRAM COMO PORTÕES DA FRENTE ESTAVAM ENTULHADOS DE MÓVEIS E OUTROS OBJETOS EMPURRADOS QUANDO AS ÁGUAS DA INUNDAÇÃO DO DIA 3 DE MAIO/2011 ESCOARAM DO IMÓVEL E NOVAMENTE NOVA ENCHENTE CHEGANDO NA TARDE DO DIA 4 DE MAIO. QUANDO UMA EQUIPE DO GRUCALP IRIA INICIAR A LIMPAR O AMBIENTE E TENTAR SALVAR ALGUMAS COISAS, OCORREU OUTRA ENCHENTE.
DIANTE DAS IMPOSSIBILIDADES DE TRANSPORTAR OS MÓVEIS E EQUIPAMENTOS EXISTENTES NO CENTRO CULTURAL DO GRUCALP, PERDEMOS MUITA COISA (ALÉM DO ARROMBAMENTO DO IMÓVEL E CONSEQUENTE SAQUE DE EQUIPAMENTOS):
- ACERVO DA LIVRARIA GRUCALP: MAIS DE 200 EXEMPLARES, DOAÇÕES DE LIVROS DE ESCRITORES MEMBROS DE ACADEMIAS DE LETRAS E ARTES DE PERNAMBUCO; LIVROS DE JOÃO DE CASTRO RIBEIRO (20 EXEMPLARES), LIVROS DE NONATO BARAKA (20 EXEMPLARES); DE JAORISH: LIVROS (2 EXEMPLARES) E LIVRETOS (MAIS DE 400 EXEMPLARES).
- ACERVO DE LIVROS DA BIBLIOTECA DO GRUCALP: MAIS DE 100 EXEMPLARES FORAM PARA O LIXO PORQUE FICARAM IMPRESTÁVEIS (ENTRE ELES, LIVROS DIDÁTICOS, LIVROS TÉCNICOS DE TEATRO, DE MÚSICA E DANÇA, ARTES PLÁSTICAS, PATRIMÔNIO HISTÓRICO, ETC.
- NA OCASIÃO EXISTIA UMA EXPOSIÇÃO DE PEÇAS DO MUSEU TELLES JÚNIOR E DE ARTESANATO E CULINÁRIA PRODUZIDOS PELOS ALUNOS DO NOSSO PONTO DE CULUTRA. VÁRIAS PEÇAS FORAM AVARIADAS E/OU PERDIDAS. ALGUMAS TELAS E ESCULTURAS E TALHAS DE TELLES JÚNIOR FORAM SALVAS E ENCONTRADAS APÓS AS ENCHENTES.
- EQUIPAMENTOS DE ILUMINAÇÃO: 5 CANHÕES DE LUZ DE 1000 WATTS COM LÂMPADAS XENÔNIO FORAM AVARIADOS, NÃO MAIS PRESTARAM. CONSEGUIMOS RECUPERAR 4 CANHÕES DE LUZ. A MESA DE CONTROLE DE LUZ FOI ENCONTRADA ENTRE OS ESCOMBROS, PORÉM NÃO MAIS FUNCIONOU.
- MESAS E BANCADAS DE TRABALHOS: 3 BANCADAS TAMANHO DE 2 M. PARA TRABALHOS ARTESANAIS E DOS ESTÚDIOS NÃO MAIS PRESTARAM, FICARAM COM MADEIRAS EMPENADAS E DANIFICADAS. 2 BANCADAS APÓS LAVADAS PUDERAM SER CONSERTADAS. 1 CONJUNTO DE MESA E CADEIRAS DE COZINHA NÃO MAIS PRESTOU.
- EXPOSITORES FORAM DANIFICADOS E NÃO MAIS PRESTARAM: 1 EXPOSITOR DE LIVROS, 1 EXPOSITOR PARA PEÇAS ARTESANAIS.
- ESTANTES: 3 ESTANTES GRANDES DE MADEIRA NÃO MAIS PRESTARAM. 2 ESTANTES PEQUENAS (UMA DE MADEIRA E OUTRA DE METAL) APÓS LAVADAS FORAM CONSERTADAS.
- BONECOS FANTOCHES: UM ACERVO DE 10 BONECOS FANTOCHES DE ESPUMAS NÃO FORAM DANIFICADOS. ALÉM DO PALCO DOS FANTOCHES (DESARMÁVEL) FOI PERDIDO NAS ENCHENTES.
- TENDAS: TINHAMOS 3 TENDAS MATÁLICAS COM COBERTURAS DE LONAS PLÁSTICAS. ENCONTRAMOS APENAS 1 TENDA E FALTANDO PEÇAS DA ARMAÇÃO METÁLICA (ESSAS TENDAS UTILIZAVAMOS PARA PROTEGER EQUIPAMENTOS E ACONDICIONAR PEQUENA PLATEIA EM ENCONTROS, REUNIÕES E EXIBIÇÕES DE FILMES E TEATRO PELAS RUAS DA CIDADE).
- OUTROS MÓVEIS: 1 MESA TAMANHO MÉDIO, 1 MESA TAMANHO PEQUENO (MESA DE DIGITADOR), A VIOLÊNCIA DAS ÁGUAS DANIFICARAM VÁRIAS CADEIRAS (ENCONTRAMOS CADEIRAS DO AUDITÓRIO DO CINETEATRO PROF. MIGUEL JASSELLI QUEBRADAS, FALTANDO PARAFUSOS, OUTRAS CADEIRAS MAIS FRÁGEIS OS ASSENTOS NÃO MAIS PRESTARAM). UM TOTAL DE 20 CADEIRAS QUEBRADAS E 12 CADEIRAS NÃO MAIS PRESTARAM. CONJUNTOS DE POLTRONAS: 1 CONJUNTO DE POLTRONAS ESTOFADAS (1 SOFÁ COM 2 POLTRONAS MÉDIAS) E 1 CONJUNTO DE POLTRONAS COM DOIS SOFÁS FORAM DANIFICADOS (DIANTE DO TEMPO DENTRO DAS ÁGUAS DE 2 ENCHENTES, NÃO MAIS PRESTAVAM PARA REAPROVEITAR E O CONSERTO DISPENDIOSO NÃO PODIAMOS CONSERTAR, MELHOR JOGAR NO LIXO). - OUTROS EQUIPAMENTOS: A ENCHENTE DANIFICOU EQUIPAMENTOS DE MARCENARIA (SERRAS ELÉTRICAS, FURADEIRAS, FORMÕES, ETC); EQUIPAMENTOS DE PINTURA E DESENHO (PINCÉIS, LATAS E BISNAGAS DE TINTAS E VERNIZES, CANETAS, LÁPIS, ETC); EQUIPAMENTOS DE COZINHA (FOGÃO, BATEDEIRA, LIQUIDIFICADOR, GELÁGUA, PRATOS, PANELAS, TALHERES, ETC).
- PRODUÇÃO ARTESANAL: TODA A PRODUÇÃO ARTESANAL DOS MESES DE MARÇO E ABRIL FOI AVARIADA E NÃO MAIS PRESTOU.
- O KIT MULTIMÍDIA E OUTROS EQUIPAMENTOS: EXISTIAM EQUIPAMENTOS DE UM KIT MULTIMÍDIA COMPRADO PARA O PROJETO “PONTO DE CULTURA”. VÁRIOS EQUIPAMENTOS QUE FICARAM NO CENTRO CULTURAL ESTAVAM ACONDICIONADOS EM SACOS PLÁSTICOS E DENTRO DAS RESPECTIVAS CAIXAS DE ISOPOR E PAPELÃO, EM ALTAS PRATELEIRAS. DURANTE A CORRERIA, FALTA DE TRANSPORTES, APENAS 4 PESSOAS A PÉ PARA RETIRAR MUITA COISA, ARRISCAMOS DEIXAR AS CAIXAS EM ALTAS PRATELEIRAS. COM CERTEZA BOIARAM NA ÁGUA, PORÉM AO NÃO ENCONTRAR OS EQUIPAMENTOS APÓS ENCHENTE E VENDO PORTÃO ARROMBADO, NOTAMOS O SAQUE. DIA 3 DE MAIO/2011 A INVASÃO DA ENCHENTE FOI RÁPIDO. A EQUIPE QUE TENTOU SALVAR OS EQUIPAMENTOS, LIVROS, OBRAS DE ARTE E OUTROS OBJETOS EXISTENTES NO CENTRO CULTURAL DO GRUCALP ERA DE APENAS 3 PESSOAS QUE ESTAVAM DISPONÍVEIS, POIS A MAIORIA ESTAVA IMPEDIDA DE CHEGAR NO LOCAL POR MOTIVOS DO TRÂNSITO MUITO CONTURBADO OU AJUDANDO FAMILIARES E TENTANDO SALVAR SEUS PRÓPRIOS PERTENCES EM SUAS CASAS E CASAS DE PARENTES. QUEM FOI PARA O CENTRO CULTURAL DO GRUCALP NA MANHÃ FATÍDICA: MIRIAM RODRIGUES, JAORISH GOMES TELES E LUIZ DE PAULA. DOIS ALUNOS CHEGARAM QUANDO AS ÁGUAS JÁ CHEGAVAM NA ALTURA DA CINTURA DE QUEM ENTRAVA NO IMÓVEL E SALVARAM ALGUMAS COISAS PEGANDO RAPIDAMENTE ALGUNS SACOS PLÁSTICOS SEM MESMO VER O QUE TINHA DENTRO DIANTE DO DESESPERO. BOMBEIROS APARECERAM MANDANDO TODOS SAIR DO IMÓVEL PARA DAR PRIORIDADE A SALVAR AS VIDAS PORQUE AS ÁGUAS SUBIAM RAPIDAMENTE.
O CLIPE ACIMA MOSTRA COMO A EQUIPE DE VISTORIA DA DIRETORIA DO GRUCALP E INSTRUTORES ENCONTRARAM O CENTRO CULTURAL.
FOTOS ABAIXO MOSTRAM 2 ESTÚDIOS EXISTENTES NO CENTRO CULTURAL DO GRUCALP ANTES DAS ENCHENTES DE MAIO/2011.
ESTÚDIO DE GRAVAÇÃO, EDIÇÃO E DIGITALIZAÇÃO DE ÁUDIO E VÍDEO.
NO ESTÚDIO SE REALIZAVAM TREINAMENTOS EM FOTOGRAFIA, VÍDEO, CURSOS DE EDIÇÃO, GRAVAÇÃO E DIGITALIZAÇÃO DE ÁUDIO E VÍDEO, SONOPLASTIA E ILUMINAÇÃO.
FOTOS DO ESTÚDIO DE ESTUDOS DE INFORMÁTICA, CENTRAL DE COMUNICAÇÃO. NO LOCAL TAMBÉM SE REALIZAVAM AULAS DE IDIOMAS (ESPANHOL E INGLÊS) CURSO BÁSICO DE INFORMÁTICA E CURSO DE INFORMÁTICA GRÁFICA.
A SALA ERA ABERTA PARA OS ALUNOS DOS CURSOS ARTÍSTICOS DO PONTO DE CULTURA, ONDE ALÉM DE RECEBEREM OS ENSINAMENTOS DOS CURSOS CITADOS ACIMA, TINHAM ACESSOS À INTERNET GRATUITAMENTE.
ALÉM DO KIT MULTIMÍDIA EXISTIAM OUTROS EQUIPAMENTOS DOADOS. ALGUNS FORAM RETIRADOS EM TEMPO E OUTROS FICARAM NO CENTRO CULTURAL DO GRUCALP.
ALGUNS EQUIPAMENTOS QUE FORAM RETIRADOS, JÁ DENTRO DA ÁGUA, COLOCADOS A SECAR, MESMO ASSIM NÃO PRESTARAM MAIS. PORÉM SALVAMOS 1 PC, 1 POWER AMPLIFIER 1500 W, 4 CAIXAS ACÚSTICAS.
FOTOS ABAIXO MOSTRAM AS SALAS ONDE FUNCIONAVAM OS ESTÚDIOS ACIMA, APÓS ENCHENTE DO DIA 3 DE MAIO/2011:
MUITA LAMA E O SUSTO AO VER AS BANCADAS VAZIAS NOS ESTÚDIOS.
SOBRE BANCADAS, ALGUMAS CAIXAS E PROTETORES PLÁSTICOS DE EQUIPAMENTOS NUM SINAL QUE CAIXAS QUE ACONDICIONAMOS EQUIPAMENTOS NAS PRATELEIRAS FORAM ABERTAS ANTES DE LEVAREM.
MARCAS DE LAMA E DA ÁGUA QUE AINDA NÃO TINHA SECADO NA PAREDE, NO FINAL DA TARDE DO DIA 3 DE MAIO/2011, MOSTRAM QUE AS ÁGUAS CHEGARAM BEM MAIS ACIMA DAS PRATELEIRAS.
OUTRAS FOTOS DE OUTROS RECINTOS DO CENTRO CULTURAL DO GRUCALP FOTOGRAFADOS DE DENTRO PARA FORA, NO FINAL DA TARDE DO DIA 4 DE MAIO/2011:
AUDITÓRIO DO CINETEATRO PROF. MIGUEL JASSELLI ANTES DA ENCHENTE DO DIA 3 DE MAIO/2011 (FOTO ACIMA) E APÓS A ENCHENTE (FOTO ABAIXO)
AUDITÓRIO DO CINETEATRO PROF. MIGUEL JASSELLI
TERRAÇO QUE DA ENTRADA PARA O SALÃO DE AULAS DE ARTES CÊNICAS, MÚSICA E CAPOEIRA E PARA OS ESTÚDIOS.
ACIMA, SALÃO DE AULAS DE ARTES CÊNICAS COM MÓVEIS ESPALHADOS PELA INUNDAÇÃO SOBRE CAMADA DE LAMA. LUIZA DE BRITO GOMES, TESOUREIRA DO GRUCALP À PORTA DE OUTRA SALA VISTORIANDO UM DOS ESTÚDIOS.
SALÃO DE EXPOSIÇÕES DE ARTES PLÁSTICAS E ARTESANATO ANTES (FOTO ACIMA A EXPOSIÇÃO DE PEÇAS DE ARTESANATO E PEÇAS DO MUSEU TELLES JÚNIOR QUE ESTAVAM MONTADAS ANTES DA ENCHENTE, CUJOS OBJETOS PRECIOSOS FORAM DESTRUIDOS OU AVARIADOS) E DEPOIS DA ENCHENTE (FOTO ABAIXO VEMOS COMO CADEIRAS DO AUDITÓRIO FORAM LEVADAS PARA O SALÃO)
. RELAÇÃO DO KIT MULTIMÍDIA COMPRADO COM VERBA DO PROJETO PONTO DE CULTURA:
ALÉM DAS PERDAS DAS OBRAS DE ARTES E LIVROS, OUTRAS PERDAS SÃO IRREPARÁVEIS: ARQUIVOS EXISTENTES NOS HDS DOS COMPUTADORES, NOTEBOOK E NETBOOKS LEVADOS POR SAQUEADORES. 1 HD EXTERNO DE 2 TB DE MEMÓRIA CONTINHAM MUITOS ARQUIVOS DAS ATIVIDADES EMPREENDIDAS NO PERÍODO DE MARÇO À MAIO/2011 (VÍDEOS, FOTOS DAS AULAS E REUNIÕES). FICHAS DE PRESENÇAS, FICHAS DE INSCRIÇÕES (ALUNOS FORAM CONVOCADOS PARA SE REINSCREVEREM E NOVAMENTE PREENCHEREM FICHAS). FELIZMENTE ALGUNS ARQUIVOS EXISTIAM GUARDADOS EM NOTEBOOK DE JAORISH QUE ESTAVA AOS POUCOS FAZENDO EDIÇÕES. MAS A MAIORIA ESTAVA PARA OS ALUNOS QUE FREQUENTAVAM OS ESTÚDIOS DE INFORMÁTICA, VÍDEO E ÁUDIO, ELES MESMO EDITAR. GRANDE PARTE DA MEMÓRIA DO CENTRO CULTURAL DO GRUCALP FOI PERDIDA NESSA CATÁSTROFE, QUANDO NOS SENTIMOS IMPOTENTES DIANTE DA FALTA DE INFORMAÇÃO, FALTA DE TRANSPORTES E DA BAGUNÇA DO TRÂNSITO EM MOMENTOS CALAMITOSOS COMO AQUELES. OS CLIPES ABAIXO REGISTRAM BEM AQUELA SITUAÇÃO:
VEJAM MAIS VÍDEOS SOBRE ESSAS ENCHENTES DOS DIAS 3 E 5 DE MAIO DE 2011:
O povo denuncia enchente dia 3 de Maio de 2011
Enquanto registrava invasão das águas da enchente dia 3 de Maio de 2011, reportagem do Jornal O OLHO gravou revoltas de populares sobre desencaminhamentos da Defesa Civil do Município dos Palmares - PE.
APÓS ENCHENTE, EQUIPE DO GRUCALP SE MOBILIZOU PARA PROCURAR OUTRO IMÓVEL NUM LUGAR MAIS ALTO. TEMENDO CONTINUIDADE DAS CHUVAS E O RESTANTE DO INVERNO QUE AMEAÇAVA MAIS ENCHENTES. O NOVO ESPAÇO PARA O FUNCIONAMENTO DO CENTRO CULTURAL DO GRUCALP FOI ENCONTRADO E ATUALMENTE ESTÁ FUNCIONANDO NO ENDEREÇO: RUA TENENTE ANTONIO BECCO, 38 (DEFRONTE AO COLÉGIO DIMENSÃO, AO LADO DA LOJA MAÇÔNICA FRATERNIDADE PALMARENSE Nº1), BAIRRO CENTRO - PALMARES - PE. O CENTRO CULTURAL DO GRUCALP ADQUIRIU ALGUMAS DOAÇÕES E ESTÁ REMONTANDO OS ESTÚDIOS COM EQUIPAMENTOS EMPRESTADOS (INFELIZMENTE SEM PODER EMPREENDER AS ATIVIDADES DE AULAS COMO NOS ESTÚDIOS MOSTRADOS ACIMA QUE FORAM MONTADOS NO ENDEREÇO ANTERIOR). NÃO TERÁ UM ESPAÇO IGUAL AO ANTERIOR PARA MONTAR O CINETEATRO PROF. MIGUEL JASSELLI, PORÉM HAVERÁ NO 2º ANDAR DO PRÉDIO ATUAL, UM AUDITÓRIO PARA PEQUENA PLATÉIA DE ATÉ 40 OU 50 CADEIRAS, ONDE PODERÁ EXIBIR FILMES (ESSE ESPAÇO ESTÁ EM MONTAGEM E ADAPTAÇÃO, AINDA NÃO ESTÁ PRONTO DIANTE DA CORRERIA PARA CONTINUIDADES DAS AULAS DOS CURSOS DE FORMA A NÃO ATRASAR MUITO MAIS OS CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS).
Águas da enchente do dia 5 de Maio, invadindo Centro Cultural do GRUCALP, no final da tarde do dia 5 de Maio/2011
No final da tarde do dia 5 de Maio/2011, águas de enchente novamente entrando pelo portão do Cineteatro Prof. Miguel Jasselli. Vemos móveis entulhados no portão colocados alí pela força da correnteza quando as águas da enchente do dia 3 de Maio escoou. Tudo sujo de lama e grucalpenses impotentes sem poder lavar por falta de água encanada e não se sabe quando o serviço de abastecimento será reestabelecido porque a estação de tratamento de água foi atingido pela enchente.
Clipe acima mostra como ficou Centro Cultural do GRUCALP após enchente do dia 3 de Maio e como novamente foi atingido por mais outra inundação dia 5 de Maio de 2011.
Antes de completar 48 horas do escoamento da enchente de terça-feira, dia 3 de Maio/2011, Centtro Cultural do GRUCALP novamente invadido por águas de enchente. Clique aqui e veja reportagem do Jornal O OLHO . E lá no blog do Jornal O OLHO há um Diário de Enchente atualizado várias vezes ao dia, registrando revolta popular e todos os fatos da catástrofe.
Falta água encanada em Palmares - PE. Não pudemos lavar o Centro Cultural do GRUCALP. Móveis que restaram que não foram levados por arrombadores e saqueadores continuam lá sujos de lama. Ainda não foi feita avaliação do prejuízo mas já passam de mais de 30 mil Reais. Só do kit Multimídia do Projeto Ponto de Cultura são 20 Mil Reais. E há obras de artes que não têm como estipular valor financeiro diante da História Cultural que representam (como livros, esculturas, pinturas, artesanatos, documentos, etc)! Veja também o link CENTRO CULTURAL DO GRUCALP VÍTIMA DE ENCHENTE E NESTE CAPÍTULO DO DIÁRIO DA ENCHENTE. Avisamos que o site do GRUCALP (http://www.grucalp.org.br/) está fora do ar por defeitos na provedora. Estamos tentando resolver esse problemas há mais de 2 meses!
VEJAM MAIS VÍDEOS SOBRE ESSAS ENCHENTES DOS DIAS 3 E 5 DE MAIO DE 2011:
GRUCALP SOFREU COM A ENCHENTE DE 2010 TAMBÉM, QUANDO ÁGUAS INVADIRAM ATÉ ALTURA DE 1.50M. NO PRIMEIRO ANDAR ONDE FUNCIONAVA O NÚCLEO OFICINA DE ARTES CÊNICAS DO GRUCALP, SITUADO NA AVENIDA 13 DE MAIO. VEJA VÍDEO SOBRE AQUELA CATÁSTROFE:
Fachada do Centro Cultural do GRUCALP enlameada pela enchente do dia 3 de Maio de 2011.
Reportagem do Jornal O OLHO foi ao Centro Cultural do GRUCALP acompanhando equipe de avaliação da ONG para analisar a situação após a enchente ocorrida ontem, dia 3 de Maio de 2011. Além dos estragos ocorridos pelas águas da enchente, o local sofreu arrombamentos e saques.
No blog do Jornal O OLHO há fotos e comentários explicativos. Acesse o link indicado anteriormente e leia.
Nesta foto vemos entrada do Cineteatro Prof. Miguel Jasselli do Centro Cultural do GRUCALP mostrando marcas da enchente do dia 3 de Maio de 2011.
Avenida Coronel Pedro Paranhos, em Palmares - PE, via de acesso aos Bairros Modelo lá no final da foto (onde fica o Centro Cultural do GRUCALP) e o Bairro de São José, em Palmares - PE. Enchente invadindo o trecho onde fica o Pátio da Feira livre de Palmares e o Pátio de Eventos Luiz Gonzaga e a Sulanca dos Palmares.
Nas casas atingidas pelas águas da enchente de ontem, dia 3 de Maio, o que as águas não levaram, saqueadores levam. Não há policiamento nas áreas atingidas. Arrombamentos e saques ocorrendo livremente na Cidade. Foi o que ocorreu com o Centro Cultural do GRUCALP, vitima da enchente e de saques. Aguardem fotos e clipes. Para saber a revolta do povo e fatos sobre enchentes em Palmares veja o Diário da Enchente, atualizado várias vezes ao dia no blog do Jornal O OLHO. Publicações de entrevistas em clipes, fotos, comentários, críticas, etc.
Na foto acima, enchente invadindo Rua Antonio Becco, Bairro Centro da Cidade dos Palmares - PE, onde fica o Museu Telles Júnior e residência da Presidente do GRUCALP Sra. Elizabeth Gomes Teles.
HOJE, 3 DE MAIO DE 2011 NOVAMENTE PALMARES VITIMA DE ENCHENTE DESDE A MADRUGADA TRANSITO INCONTROLAVEL E POVO APAVORADO. AS AGUAS SUBIRAM RAPIDAMENTE DEIXANDO TODOS ATONITOS. HÁ MAIS DE 24 HORAS COM GRANDES PRECIPITAÇÕES PLUVIOMÉTRICAS. E À NOITE E MADRUGADA CHUVAS AUMENTARAM.
CENTRO CULTURAL DO GRUCALP VITIMA DA ENCHENTE O LOCAL ONDE FOI MONTADO CENTRO CULTURAL DO GRUCALP EM SETEMBRO DE 2010 JÁ SE ENCONTRA INVADIDO PELA ENCHENTE. NOVAMENTE GRUCALP VITIMA DE UMA ENCHENTE PELA TERCEIRA VEZ (PRIMEIRA VEZ EM 2000 QUANDO PERDEU TUDO E SEGUNDA VEZ ANO PASSADO PERDEU TUDO) NÃO DEU TEMPO TIRAR OS PERTENCES DO GRUCALP. LÁ ESTAVA MONTADO CINETEATRO COM EQUIPAMENTOS DE SOM E DE LUZ, TINHA EXPOSIÇÃO DE ARTESANATO E DE PEÇAS DO MUSEU TELLES JUNIOR, ALÉM DE SALA MULTIMIDIA DO PROJETO PONTO DE CULTURA. NÃO DEU TEMPO TIRAR OS PERTENCES DA NOSSA ONG. AS AGUAS SUBIRAM RAPIDO E NÃO CONSEGUIMOS TRANSPORTE. TENTAMOS TIRAR USANDO CARROS DE MÃOS E SACOLAS PLASTICAS A PÉ. BOMBEIROS MANDARAM PESSOAL DO GRUCALP SAIR DA RUA DR. GERONCIO BORBA PORQUE SENÃO NÃO PODERIA MAIS SAIR. ENCHENTE JÁ PERTO DA RESIDENCIA DE ELIZABETH GOMES TELES PRESIDENTE DO GRUCALP E DE JAORISH GOMES TELES DIRETOR DE RELAÇÕES PUBLICAS DO GRUCALP. COM CERTEZA FALTARÁ ENERGIA ELETRICA E SINAL DE INTERNET. QUANDO VOLTAR COLOCAREMOS FOTOS E VIDEO ONLINE. RESTA ORAR PARA APLACAR FURIAS NATURAIS. LUZ E PAZ.
CLIPE DA FUNDARPE EXPLANA SOBRE AÇÕES DOS PONTOS DE CULTURA EM PERNAMBUCO:
PRESIDENTE LULA FALA SOBRE PONTOS DE CULTURA
PROGRAMA DE TV "CULTURA NO PONTO":
ESSES CLIPES SÃO USADOS NO CENTRO CULTURAL DO GRUCALP EM EXIBIÇÕES ANTES DAS SESSÕES DOS FILMES PROGRAMADOS EM NOSSO CINECLUBE. E NA PREPARAÇÃO DA EQUIPE DO PROJETO DO NOSSO PONTO DE CULTURA E PARA ALUNOS MATRICULADOS NOS CURSOS E OFICINAS.
NOTA DE ESCLARECIMENTO AOS CIDADÃOS PALMARENSES AMIGOS DA NOSSA AÇÃO CULTURAL E DEMAIS INTERESSADOS:
Diante de questionamentos e boatos sobre as verbas do Projeto Ponto de Cultura, eis aqui os valores exatos e como funcionam usos dessas verbas (algo explicado em workshop ocorrido durante Assembléia Extraordinária de Sócios do GRUCALP, às 15h. de domingo, 13 de Fevereiro/2011, ocorrida no auditório do CineTeatro GRUCALP, no Centro Cultural do GRUCALP):
1. O Projeto sofreu atraso proveniente do MinC/FUNDARPE de 1 ano. O Cronograma original iniciaria em Março/2010, mas somente em Junho/2010 foi divulgado resultado dos Julgamentos dos projetos aprovados. Diretora Presidente do GRUCALP, Elizabeth Gomes Teles da Silva, assinou convênio dia 19 de Novembro/2010 com a FUNDARPE sobre implementação do Ponto de Cultura.
2. Ministério da Cultura/FUNDARPE enviará R$60.000,00 (sessenta mil Reais) anualmente durante 3 anos. Total do Minc/FUNDARPE durante esses 3 anos: R$180.000,00 (a verba para 2011 foi depositada em Dezembro/2010 em conta específica aberta por nossa ONG).
3. GRUCALP terá que entrar com contrapartida do Projeto de R$12.000,00 (doze mil Reais), algo que faremos com apoio de parcerias firmadas.
4. A parcela de R$60.000,00 enviada pelo MinC/FUNDARPE para este ano ainda não foi usada por motivo do cronograma do Projeto iniciar em Março/2011 (pelo atraso devido ao MinC/FUNDARPE houve adiamento e vale para 2011 o programado para 2010 e assim sucessivamente nos anos vindouros).
O uso das verbas:
1. O projeto exige que o valor anual de R$60.000,00 (sessenta mil Reais) enviado pelo MinC/FUNDARPE seja usado da seguinte forma este ano:
a) R$25.000,00 em despesas de Capital (aquisições que aumentem o Patrimônio da ONG): é obrigatório aquisição de um kit multimídia no valor de R$20.000,00 e o restante (R$5.000,00) na compra do necessário para adequação do espaço e outros equipamentos.
b) R$35.000,00 em despesas de Custeio (que não aumentam o patrimônio da entidade privada, ou seja, os gastos com a realização de atividades ou execução de serviços, observada a legislação pertinente): com essa parte da verba pagaremos oficineiros dos cursos, gastos com publicidade, material didático, etc.
c) Somente poderão ser tirados valores financeiros da conta bancária com os devidos comprovantes de despesas, tais como notas fiscais e docs de pagamentos de prestadores de serviços e/ou demais contratados para trabalhar no Projeto. E as compras de equipamentos e demais despesas deverão ter pelo menos 3 cotações de preços.
Equipe do Projeto está composta por contratados e por voluntários. Além de parcerias que articulamos para complementar composição da equipe. Aos poucos informaremos.
Colocaremos neste blog todas as despesas no uso destas verbas. Tanto dos valores enviados pelo MinC/FUNDARPE quanto da contrapartida. Além de prestar contas ao Ministério da Cultura/FUNDARPE, estaremos sempre atualizando nossa prestação de contas e andamentos do projeto aqui neste espaço virtual.
Cursos de Férias foram abertos no Centro Cultural do GRUCALP; programação de filmes premiados ocorreu em nosso Cineclube; um Festival de Música foi promovido culminando num Concerto de instrumentos de corda e arco; sem usar verbas do Projeto Ponto de Cultura. Várias parcerias estão em articulações para a manutenção do Centro Cultura do GRUCALP (fachado do imóvel alugado acima, mostra em evidência a entrada do auditório do CineTeatro GRUCALP; o espaço cultural tem também salão de exposições de Artes Plásticas e Artesanatos, Cozinha grande para aulas de Arte Culinária e recintos onde funcionarão salas de aulas, estúdios e Sala de Multimídia)
As atividades em Janeiro e Fevereiro foram realizadas voluntariamente, embora a verba do Projeto Ponto de Cultura foi depositada em nossa conta bancária dia 13 de Dezembro.
Extrato bancário da conta corrente especial para verbas do Projeto do nosso Ponto de Cultura mostrando valores depositados pela FUNDARPE e datas respectivas (Total de R$60.000,00 (R$25.000,00 para despesas de Capital e R$35.000,00 para despesas de Custeio).
Atividades do Projeto Ponto de Cultura do GRUCALP iniciarão atividades em Março/2011 após o Carnaval.
MÚSICA E CINEMA DE ALTA QUALIDADE TEM ENDEREÇO CERTO EM PALMARES!
FESTIVAL DE MÚSICA (31 DE JANEIRO À 04 DE FEVEREIRO DE 2011):
O violinista de Regente de Orquestras Sinfônicas (Em Minas Gerais, Bahia e Goiás) Pedro Leal (prodígio com apenas 18 anos de idade) ministrou aulas em 3 turnos, diariamente, gratuitamente; em nosso Centro Cultural durante 1 semana, durante Festival de Música que promovemos em parceria, ocasião quando ele reuniu vários instrumentistas que se dedicam a instrumentos de corda e arco da Região Mata Sul Pernambucana (Palmares, Ribeirão, Água Preta, Catende e Gameleira, até da Zona Rural Palmarense.
Este é o terceiro ano que Pedro Leal vem a Palmares realizar o Festival, sem nada cobrar financeiramente aos alunos. E prometeu continuar vindo a Palmares anualmente para aprimorar os instrumentistas que se dedicam à instrumentos de corda e arco e colaborar com o desenvolvimento cultural palmarense.
Sessão de filmes durante o Festival de Música 2011 no Centro Cultural do GRUCALP exibiram grandes espetaculos musicais, instrumentistas famosos.
As aulas de música utilizaram os recursos do cineclube GRUCALP: alunos assistiram filmes (concerto de Yane, concertos de violinistas famosos, filme sobre Projetos que Pedro Leal participa como regente e professor em Minas Gerais e Goias; e o filme O SISTEMA, mostrando Projeto de escolas de música no Paraguai).
Exibição do filme O SISTEMA, durante o Festival de Música ocorrido no Centro Cultural do GRUCALP em fevereiro/2011, demonstrou um Projeto de alto nível desenvolvido naquele país nas comunidades carentes, ocupa crianças e adolescentes em atividades musicais formando músicos para Orquestras Sinfonicas. Um exemplo a ser seguido de educação integral utilizando arte como base.
CONCERTO INÉDITO COM UM VIOLINO STRADIVARIUS TOCADO POR EXÍMIO MÚSICO REGENTE:
Dia 17 de fevereiro foi realizado um Concerto tendo o violinista Pedro Leal tocando um autêntico violino Stradivarius confeccionado em 1721.
Através do "efe" do violino, podemos ver o selo de um autêntico Stradivarius.
Uma platéia com mais de 80 pessoas presentes no auditório do Centro Cultural do GRUCALP ficou estarrecida e inebriada diante da beleza do evento com entrada gratuita e sem financiamentos de patrocinadores privados ou governamentais, em puro deleite de amor a arte, na quinta-feira, dia 17 de Fevereiro/2011.
Pedro Leal ganhou de presente o raro violino e escolheu Palmares e o Centro Cultural do GRUCALP para primeira vez tocar o instrumento musical após ser restaurado. Na foto acima, flagrante do violinista emocionado tocando música de sua autoria (ele também é compositor de música erudita) no Stradivarius que fez platéia chorar pela beleza das músicas interpretadas.
Antes do Concerto, o GRUCALP realizou uma homenagem à Pedro Leal, exibindo um filme falando sobre sua carreira musical, entrevista e montagem do clipe realizada por Jaorish. Um documentário sobre o Stradivarius foi apresentado também como parte do Concerto aula. Eis os clipes da homenagem:
Na foto, um sexteto de cordas que se apresentou junto com o Regente Violinista Pedro Leal, no Concerto do dia 17 de Fevereiro/2011, no Centro Cultural do GRUCALP. No repertório, músicas do grupo The Beatles, Arcangelo Corelli, Enio Morricone. Pedro Leal tocou também 2 Movimentos de um Concerto para Violino composto por ele, intitulado "Lamento Cigano" de estrutura melódica complexa difícil de tocar e bela.
Houve participação de seis músicos executando violas, violinos e violoncelos, alunos do Festival de Música, acompanhando algumas músicas populares e eruditas tocadas por Pedro Leal. Ele disse que adora Pernambuco porque é Estado berço da música brasileira onde pode ser encontrado o melhor. Citou admirar Maestro Duda, Clóvis Pereira entre outros luminares da nossa música.
Aproveitando o ensejo, foram exibidos clipes sobre Pontos de Cultura, contendo depoimentos do cantor Gilberto Gil, da ex presidente da FUNDARPE Luciana Azevedo, da Presidente da República Dilma Roussef e clipe da FUNDARPE sobre Pontos de Cultura do nosso Estado Leão do Norte. Além de mostrar ao público presente clipes sobre os oficineiros do nosso Ponto de cultura e a programação do nosso Cineclube.
Pedro Leal recebendo o carinho da Sra. Celecina Gizelli (Professora de piano e também violinista), um Patrimônio Vivo da nossa Cultura Palmarense, Flagrante após Concerto do dia 17 de Fevereiro ocorrido no Centro Cultural do GRUCALP.
O violinista Pedro Leal seguiu viagem para a Europa dia 18 de fevereiro, onde ficará pelo menos 5 anos estudando em Milão, Itália. Tem tournê marcada para os Estados Unidos com a Orquestra da Cidade de Catalão, Goias, da qual é Regente titular.
Após Concerto realizado no Centro Cultura do GRUCALP, Pedro Leal e seu violino autêntico Stradivarius, recebe parabéns do Odontólogo Juarez Carlos da Silva (poeta, pintor, compositor, romancista e historiador), Vice-Presidente do GRUCALP.
No Centro Cultural do GRUCALP foi adaptado um Cineteatro e nomeado em homenagem ao Profº Miguel Jasselli que marcou a História do Município dos Palmares com suas ações culturais, principalmente incentivando jovens ao culto artístico (foi quem introduziu Hermilo Borba Filho no teatro).
O auditório do CineTeatro Profº Miguel Jasselli, no Centro Cultural do GRUCALP, com capacidade para 80 ou 100 cadeiras no máximo, será movimentado durante atividades do Ponto de Cultura e do Cineclube (GRUCALP também conseguiu aprovação no Projeto Cine + Cultura do Ministério da Cultura/FUNDARPE; resultado do julgamento foi divulgado em abril/2010; estamos aguardando entrega dos equipamentos para uso em nosso CineTeatro; atualmente nosso Cineclube está em ampla ação usando equipamentos emprestados de um Sócio do GRUCALP).
Desde 1980 que o GRUCALP empreende atividades cineclubistas em Palmares, inicialmente utilizando filmes 16 mm., depois video cassete quando nosso Centro Cultural estava funcionando no Prédio da Antiga Cadeia de Palmares (1997 à 2004). Foto acima
Salão cedido por um amigo num 1º Andar da Avenida 13 de Maio, Bairro Centro em Palmares - PE, onde implantamos nosso Núcleo Oficina de Artes Cênicas e Cineclube (o local foi invadido pela enchente do dia 13 de Junho/2010 na qual perdemos tudo que tinhamos lá). No local ocorriam Cursos e Oficinas de Teatro, Dança, Reuniões Culturais e exibições de filmes premiados e/ou educativos gratuitamente.
Flagrante de Sessão de Filmes no Núcleo Oficina de Artes Cênicas e Cineclube do GRUCALP, em 2009, quando funcionando num salão de um 1º Andar cedido por um amigo na Avenida 13 de Maio, Bairro Centro de Palmares - PE