NOTA DE ESCLARECIMENTO AOS CIDADÃOS PALMARENSES AMIGOS DA NOSSA AÇÃO CULTURAL E DEMAIS INTERESSADOS:
Diante de questionamentos e boatos sobre as verbas do Projeto Ponto de Cultura, eis aqui os valores exatos e como funcionam usos dessas verbas (algo explicado em workshop ocorrido durante Assembléia Extraordinária de Sócios do GRUCALP, às 15h. de domingo, 13 de Fevereiro/2011, ocorrida no auditório do CineTeatro GRUCALP, no Centro Cultural do GRUCALP):
1. O Projeto sofreu atraso proveniente do MinC/FUNDARPE de 1 ano. O Cronograma original iniciaria em Março/2010, mas somente em Junho/2010 foi divulgado resultado dos Julgamentos dos projetos aprovados. Diretora Presidente do GRUCALP, Elizabeth Gomes Teles da Silva, assinou convênio dia 19 de Novembro/2010 com a FUNDARPE sobre implementação do Ponto de Cultura.
3. GRUCALP terá que entrar com contrapartida do Projeto de R$12.000,00 (doze mil Reais), algo que faremos com apoio de parcerias firmadas.
4. A parcela de R$60.000,00 enviada pelo MinC/FUNDARPE para este ano ainda não foi usada por motivo do cronograma do Projeto iniciar em Março/2011 (pelo atraso devido ao MinC/FUNDARPE houve adiamento e vale para 2011 o programado para 2010 e assim sucessivamente nos anos vindouros).
O uso das verbas:
1. O projeto exige que o valor anual de R$60.000,00 (sessenta mil Reais) enviado pelo MinC/FUNDARPE seja usado da seguinte forma este ano:
a) R$25.000,00 em despesas de Capital (aquisições que aumentem o Patrimônio da ONG): é obrigatório aquisição de um kit multimídia no valor de R$20.000,00 e o restante (R$5.000,00) na compra do necessário para adequação do espaço e outros equipamentos.
b) R$35.000,00 em despesas de Custeio (que não aumentam o patrimônio da entidade privada, ou seja, os gastos com a realização de atividades ou execução de serviços, observada a legislação pertinente): com essa parte da verba pagaremos oficineiros dos cursos, gastos com publicidade, material didático, etc.
c) Somente poderão ser tirados valores financeiros da conta bancária com os devidos comprovantes de despesas, tais como notas fiscais e docs de pagamentos de prestadores de serviços e/ou demais contratados para trabalhar no Projeto. E as compras de equipamentos e demais despesas deverão ter pelo menos 3 cotações de preços.
Equipe do Projeto está composta por contratados e por voluntários. Além de parcerias que articulamos para complementar composição da equipe. Aos poucos informaremos.
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