quarta-feira, 14 de março de 2012

* CINECLUBE GRUCALP COMEMORANDO DIA NACIONAL DO POETA E DA POESIA

HOJE É O DIA NACIONAL DO POETA E DA POESIA!
ANIVERSÁRIO DE NASCIMENTO DO POETA CASTRO ALVES!
CINECLUBE GRUCALP COMEMORANDO A DATA COM A EXIBIÇÃO DO FILME "SOCIEDADE DOS POETAS MORTOS", NO CINECLUBE PROF. MIGUEL JASSELLI, ÀS 19H. NO CENTRO CULTURAL DO GRUCALP, SITUADO NA RUA ANTONIO BECCO, 28 (DEFRONTE AO COLÉGIO DIMENSÃO DO PRÉDIO DA MAÇONARIA), BAIRRO CENTRO, PALMARES - PE. ENTRADA GRATUITA. PROFESSORES QUE QUISEREM LEVAR ALUNOS O ESPAÇO ESTÁ ABERTO.

SOBRE O ANIVERSARIANTE:

1847: A 14 de Março, na fazenda Cabaceiras, perto de Curralinho, Bahia, Brasil, nasce António Frederico de Castro Alves, filho de D. Clélia Brasília da Silva Castro e do Dr. António José Alves. – 1854: A família Alves vai morar em Salvador. – 1859: Morte de D. Clélia, mãe do poeta. – 1862: António Frederico de Castro Alves e o seu irmão José António vão estudar no Recife. – 1863: Castro Alves publica “A Canção do Africano”, os seus primeiros versos abolicionistas. Apaixona-se pela actriz portuguesa Eugénia Câmara. – 1864: Desequilíbrio mental e suicídio de José António. Castro Alves matricula-se no 1.º ano da Faculdade de Direito de Recife. Escreve o poema “O Tísico” (ao qual dará depois o título “Mocidade e Morte”). – 1865: Em Recife, na abertura do ano lectivo declama o poema “O Século”. Começa a elaborar os poemas de “Os Escravos”. – 1866: Morte do Dr. Alves, pai do poeta. Este matricula-se no 2.º ano de Direito. Com Rui Barbosa e outros colegas funda uma sociedade abolicionista. É um dos fundadores do jornal de ideias “A Luz”. No Teatro Santa Isabel declama o poema “Pedro Ivo”, grande sucesso. Torna-se amante da actriz Eugénia Câmara e entusiasma-se pela vida teatral. – 1867: Conclui o drama “Gonzaga”. Com Eugénia Câmara deixa Recife e instala-se na Bahia. Estreia de “Gonzaga” e consagração do poeta. Retira-se para a chácara da Boa Vista. – 1868: Viaja para o Rio de Janeiro. José de Alencar e Machado de Assis tomam contacto com a sua obra. Ainda com Eugénia Câmara viaja para São Paulo onde requer matrícula no 3º. Ano de Direito. Triunfo com a declamação de “O Navio Negreiro” em sessão magna. Sucesso de “Gonzaga” no Teatro de São José. Acidente de caça, tiro no calcanhar esquerdo. – 1869: Matricula-se no 4.º ano de Direito. A tísica progride, viaja para o Rio, hospeda-se na casa de um amigo. Amputação do pé esquerdo. Assiste ao desempenho de Eugénia Câmara, da qual se separara um ano antes. Torna à Bahia. – 1870: Pousa em Curralinho (hoje Castro Alves), sertão baiano, e depois na fazenda Sta. Isabel do Orobó (hoje Iteberaba). Regressa a Salvador da Bahia. Edição de “Espumas Flutuantes” – 1871: Apaixona-se pela cantora Agnese Trinci Murri. Agrava-se o seu estado de saúde. Morre a 6 de Julho.

SOBRE O FILME:


Dead Poets Society (Sociedade dos Poetas Mortos (título no Brasil) ou O Clube dos Poetas Mortos (título em Portugal)) é um filme estadunidense de 1989, do gênero drama, dirigido por Peter Weir.
Conta a história de um professor de poesia nada ortodoxo, de nome John Keating, em uma escola preparatória para jovens, a Academia Welton, na qual predominavam valores tradicionais e conservadores. Esses valores traduziam-se em quatro grandes pilares: tradição, honra, disciplina e excelência.
Com o seu talento e sabedoria, Keating inspira os seus alunos a perseguir as suas paixões individuais e tornar as suas vidas extraordinárias.
O filme mostra também que em certa altura da vida, as pessoas, em especial os jovens, deveriam opor-se, contestar, gritar e sobretudo ser "livres pensadores", e não deixar que ninguém condicione a sua maneira de pensar, mas também ensina esses mesmos jovens a usarem o bom-senso.
A Sociedade dos Poetas Mortos é formada por Todd A Anderson, Neil Perry, Steven K C Meeks Jr., Charlie Dalton, Knox T Overstreet, Richard S. Cameron e Gerard J Pitts.
Repleta de citações de grandes nomes da literatura de língua inglesa, como Henry David Thoreau, Walt Whitman e Byron, e de belas imagens metafóricas, Sociedade dos poetas mortos deixa uma profunda mensagem de vida sintetizada na expressão latina Carpe diem ("aproveite o dia"), cujo sentido é: aproveite, goze a vida, ela dura pouco, é muito breve. Uma das fontes originais do roteiro é certamente O Despertar da Primavera de Frank Wedekind, que enfoca jovens vivendo numa escola alemã no final do século XIX.
No entanto, ainda que tentando seguir a máxima latina de Carpe Diem, uma tragédia acaba por se abater sobre todos eles. Metaforicamente, um dos personagens principais, Neil Perry, é constantemente impedido de fazer o que deseja da sua vida (representar numa peça de teatro ou escrever num jornal, por exemplo) devido aos projectos que o seu pai tem para ele. Ele então se suicida.
Elenco
•    Robin Williams .... John Keating
•    Ethan Hawke .... Todd A Anderson
•    Robert Sean Leonard .... Neil Perry
•    Allelon Ruggiero .... Steven K C Meeks Jr.
•    Gale Hansen .... Charlie Dalton ('Nuwanda")
•    Josh Charles .... Knox T Overstreet
•    Dylan Kussman .... Richard S Cameron
•    James Waterston .... Gerard J Pitts
•    Norman Lloyd .... Sr. Nolan
•    Kurtwood Smith .... Sr. Perry
•    Carla Belver .... Sra. Perry
•    Leon Pownall .... McAllister
•    George Martin .... Dr. Hager
•    Matt Carey .... Hopkins
Principais prêmios e indicações
Oscar 1990 (EUA)
•    Venceu na categoria de Melhor Roteiro Original.
•    Recebeu indicação nas categorias de Melhor Filme, Melhor Diretor e Melhor Ator (Robin Williams).
Globo de Ouro 1990 (EUA)
•    Recebeu quatro indicações nas categorias de Melhor Filme - Drama, Melhor Diretor, Melhor Ator - Drama (Robin Williams) e Melhor Roteiro.
Prêmio César 1991 (França)
•    Venceu na categoria de Melhor Filme Estrangeiro.
BAFTA 1990 (Reino Unido)
•    Venceu na categoria de Melhor Filme e Melhor Trilha Sonora.
•    Indicado nas categorias de Melhor Ator (Robin Williams), Melhor Diretor, Melhor Edição e Melhor Roteiro Original.
Prêmio David di Donatello 1990 (Itália)
•    Venceu na categoria de Melhor Filme Estrangeiro.
Sindacato Nazionale Giornalisti Cinematografici Italiani 1990 (Itália)
•    Venceu na categoria de Melhor Diretor de Filme Estrangeiro.
Political Film Society 1990 (EUA)
•    Recebeu o prêmio Democracia.
Writers Guild of America 1990 (EUA)
•    Venceu na categoria de Melhor Roteiro Escrito Diretamente para Cinema.