terça-feira, 20 de novembro de 2012

* Filme Ganga Zumba Comemorando o Dia Nacional da Consciência Negra

Hoje, dia 20 de Novembro de 2012, no Centro Cultural do GRUCALP (situado na Rua Tenente Antonio Becco, 28, Bairro Centro - Palmares - PE), às 7 e meia da noite, ação cineclubista gratuita, mediada por Jaorish, comemorando o Dia Nacional da Consciência Negra:
- Exibição do filme GANGA ZUMBA

Ganga Zumba é um filme brasileiro de 1963, realizado por Cacá Diegues. Ele retrata a vida do primeiro líder do Quilombo dos Palmares, Ganga Zumba. Com a participação do músico Cartola e Dona Zica da Mangueira.
Baseado no livro homônimo de João Felício dos Santos, Ganga Zumba, a história se inicia num engenho de cana-de-açúcar, no nordeste brasileiro, entre os séculos XVI e XVII. Onde uma comunidadede negros fugiram dos senhores portugueses e fundaram aldeias, em destaque o Quilombo de Palmares, situada na Serra da Barriga. Entre eles, se encontra o jovem Ganga Zumba, neto do rei dos Palmares e futuro líder daquela república revolucionária, a primeira de toda a América.

Ficha Técnica


Pais: Brasil
Gênero: Drama, Histórico
Direção: Carlos Diegues
Roteiro: Carlos Diegues, Leopoldo Serran, Rubem Rocha Filho, Paulo Soares
Produção: Jarbas Barbosa, Carlos Diegues, Beto Quartin, Luiz F. Goulart
Design Produção: Régis Monteiro
Música Original: Moacir Santos
Fotografia: Fernando Duarte
Edição: Ismar Porto
Direção de Arte: Régis Monteiro
Guarda-Roupa: Régis Monteiro
Maquiagem: Ronaldo Abreu
Efeitos Sonoros: Arnaldo Jabor, Geraldo José, Sérgio Montagna
Nota: 6.7
Filme Assistido em: 1965

Elenco

Antônio Pitanga Ganga Zumba
Eliezer Gomes Aroroba
Luísa Maranhão Dandara
Léa Garcia Cipriana
Cartola .
Dona Zica da Mangueira .
Ruy Polanah
Nara Leão
Tereza Rachel .

Sinopse

No início do século XVI, alguns negros fugiram dos senhores portugueses e fundaram aldeias, como o Quilombo de Palmares, o mais famoso.  Ganga Zumba, neto do rei dos Palmares, Zumbi, nasceu na senzala e vai tomando contato com a história de suas lutas e problemas.

No Brasil colonial, o escravo Ganga Zumba representa para seus companheiros o substituto de Zumbi dos Palmares.  Na fazenda, os escravos trabalham no canavial, entre as chibatadas do feitor, e engendram planos de fuga em direção ao Quilombo dos Palmares.  O negro Aroroba, chefe do grupo, envia dois escravos à Palmares.

A fuga dos dois é relatada ao fazendeiro.  Tolentino da Rosa, o capitão-do-mato, sai à caça dos fugitivos.  Chegam à fazenda o sr. e a sra. de Piancó.  Junto à senhora, vem a mucama Dandara, que desperta a paixão de Ganga Zumba.  O capitão-do-mato retorna trazendo apenas uma orelha de um dos escravos e Aroroba se convence de que o outro teria alcançado Palmares.

Chega, então, do quilombo, um guia com a missão de levar Ganga Zumba e os outros à Palmares.  O grupo foge durante a noite e é perseguido pelos homens de Tolentino Rosa.  Acampam na serra. O guia relata ao grupo a deterioração do estado de saúde de Zumbi.

Durante o percurso, encontram o casal Piancó e a mucama Dandara.  Matam os senhores e levam a mucama. Durante a travessia de um rio, Aroroba é ferido pelos homens do capitão-do-mato.  Na mata, Ganga Zumba e os outros conseguem dar cabo de seus perseguidores, com a ajuda dos negros de Palmares. Aroroba morre. No Quilombo, Ganga Zumba é coroado rei, ao lado de Dandara.