sábado, 21 de abril de 2012

* HOJE À NOITE GRUCALP COMEMORA "DIA NACIONAL DA LIBERDADE"

HOJE, DIA 21 DE ABRIL/2012, ÀS 19H. 30MIN. GRUCALP COMEMORANDO O "DIA NACIONAL DA LIBERDADE", NO CENTRO CULTURAL DO GRUCALP, SITUADO À RUA TENENTE ANTONIO BECCO, 28 (DEFRONTE AO COLÉGIO DIMENSÃO DA MAÇONARIA), BAIRRO CENTRO - PALMARES - PE: 
- ENCONTRO PERCUSSIVO E DE INSTRUMENTOS DE SOPRO COM A ORQUESTRA GRUCALP 
- RECITAL POÉTICO 
- AÇÃO CINECLUBISTA: EXIBIÇÃO DO FILME "TIRADENTES" (FILME QUE TEM PARTICIPAÇÃO DO ARTISTA PALMARENSE SÉRGIO BOI)
Tiradentes é um filme brasileiro de 1999, do gênero drama biográfico-histórico, dirigido por Oswaldo Caldeira. Foi um dos vencedores do prêmio Resgate do Cinema Brasileiro, promovido pelo Ministério da Cultura. 
O filme foi produzido por Oswaldo Caldeira Produções Cinematográficas e Paula Martinez Mello; o roteiro é de Oswaldo Caldeira; a música de Wagner Tiso; a direção da fotografia de Antônio Luiz Mendes; a direção de arte, cenografia e figurino de Anísio Medeiros, e a edição de Amauri Alves. 

Sinopse

O filme mostra uma visão bem diferente da convencional, acerca dos fatos políticos que envolveram a Inconfidência Mineira e a condenação dos conjurados. Joaquim José da Silva Xavier, conhecido como Tiradentes, teria sido condenado à morte por ser o único dos revoltosos que não tinha grandes posses. Por outro lado, grande parte da elite de Ouro Preto estava envolvida no levante, inclusive o próprio visconde de Barbacena, mas a maioria não foi processada e nem sequer presa. Uma visão intrigante, porém com respaldo em muitas pesquisas recentes.

Elenco