sábado, 19 de maio de 2012

* Final de Semana no Centro Cultural do GRUCALP

SÁBADO, 19 de Maio/ 2012, à partir das 16h Oficina ANALISANDO A SERVIDÃO E A IDIOTOCRACIA com sessão cineclubista:
- COMO CRIAR UM POVO IDIOTA

* Vídeo excelente que fala sobre regime da idiotocracia plena. CRÉDITOS: www.cristovangrazina.com.br

- A SERVIDÃO MODERNA

* Da Servidão Moderna
"De la Servitude Moderne"
(França - Colômbia, 2009, 52min - Direção: Jean-François Brient)

Comentário do site oficial: A servidão moderna é uma escravidão voluntária, consentida pela multidão de escravos que se arrastam pela face da terra. Eles mesmos compram as mercadorias que os escravizam cada vez mais. Eles mesmos procuram um trabalho cada vez mais alienante que lhes é dado, se demonstram estar suficientemente domados. Eles mesmos escolhem os mestres a quem deverão servir. Para que esta tragédia absurda possa ter lugar, foi necessário tirar desta classe a consciência de sua exploração e de sua alienação. Aí está a estranha modernidade da nossa época. Contrariamente aos escravos da antiguidade, aos servos da Idade média e aos operários das primeiras revoluções industriais, estamos hoje em dia frente a uma classe totalmente escravizada, só que não sabe, ou melhor, não quer saber. Eles ignoram o que deveria ser a única e legítima reação dos explorados. Aceitam sem discutir a vida lamentável que se planejou para eles. A renúncia e a resignação são a fonte de sua desgraça.
http://www.delaservitudemoderne.org/

SÁBADO, 19 DE MAIO/2012, às 19h no Centro Cultural do GRUCALP:
ATIVIDADE INTERNA
- Ensaio da Peça Teatral "Ladrões de Gravata" (inspirada num conto de autoria de Valter Pedrosa publicado no Jornal O OLHO em 1969), o espetáculo está em fase de conclusão de montagem, com o elenco teatral do GRUCALP: Mirian Rodrigues, Moisés, Brian Lucio, Jessica Francielly, David, Jaorish, Elizabeth Gomes Teles e Vinicius. Particiapação de instrumentistas da Orquestra GRUCALP. Autoria e Direção: Jaorish.

LADRÕES DE GRAVATA (quando estreiou no Cinema Theatro Apolo, em 1992, esta tragicomédia lotou a casa de espetáculos, com gente sentada até no chão porque as poltronas não couberam). Atualizada, a comédia de autoria e direção de Jaorish Gomes Teles, inspirada num conto do mesmo nome de autoria de Valter Pedrosa, publicado no Jornal O OLHO em 1969. Aborda a vida de um escritor e leva ao palco com muito humor, os atropelos de artistas engajados no Movimento Cultural e as penalidades que a politicagem impinge para quem não se alia aos complôs plutocratas. Educativa abrangendo temas sobre saúde, História de Palmares, homenagens a Ascenso Ferreira, Hermilo Borba Filho, Telles Júnior, Jayme Griz, Arthur Griz, Miguel Jasselli, Prof. Fenelon Barreto.

DOMINGO, 20 de MAIO/2012:
À tarde, à partir das 14h
ATIVIDADE INTERNA
- Ensaio da Peça Teatral "Demissão em Massa" (autoria e direção de Jaorish). 
DEMISSÃO EM MASSA (Sátira apresentada nas ruas de Palmares durante os anos 1994, 1995 e 1996, fez grande sucesso, com platéia fiel que acompanhou e ficava durante 2 horas assistindo de pé ou em banquinhos). E esta Comédia ressurgirá atualizada. Aborda a história de uma criança abestalhada (Mané Bestão), filho de um vidente (Biu Cabano). Biu Cabano prevê o futuro do filho: ser Prefeito de Palmares! Biu Cabano é sustentado pelas 2 esposas e tem outro filho vendedor de muambas do Paraguai...
Quem lembra desses espetáculos com certeza irá assistir para matar a saudade e se atualizar sobre os fatos corriqueiros da atualidade que merecem gozação dos brincantes que constróem nossa cultura teatral; e divulgará entre os amigos!


DOMINGO, 20 de MAIO/2012:
À noite, à partir das 20h

WORKSHOP DE ARTES CÊNICAS: "ESTUDOS SOBRE O HUMOR INGÊNUO DOS PERSONAGENS INSPIRADOS NOS INTERIORANOS BRASILEIROS" (PARTE 1):

- Luiz Jacinto Silva (Caruaru, 1929Belém, 14 de março de 1970) foi um humorista brasileiro. Durante longo tempo interpretou a personagem Coronel Ludugero, criação de Luiz Queiroga, passando a confundir-se com o próprio personagem.

João Ferreira de Mela, o Barnabé, nasceu em Botelhos, MG.
Ele chegou a cidade de Ribeirão do Pinhal com apenas 8 anos de idade, em 1940, onde passou sua infância.
Com 16 anos de idade saiu de casa, acompanhando um parque de diversões e circo. Quando completou 25 anos ele foi para São Paulo.
Antes de ser conhecido por Barnabé também se chamou “Nhô Fugêncio”, quando atuava na rádio Nacional. Depois ele participou do filme “Chofer de Praça”.
Em 1964 Barnabé gravou seu primeiro disco de piadas.
Ao todo ele gravou 4 discos.
Com apenas 28 anos de idade, em 1968 ele morre de problemas cardíacos.
No ano seguinte seu irmão, José Luis Ferreira de Melo deu continuidade ao seu trabalho, adotando o personagem Barnabé, o qual ele interpreta até os dias de hoje.