quinta-feira, 26 de abril de 2012

* Nosso Ponto de Cultura articulado e participando da Economia Solidária

A AME - PALMARES (Articulação Municipal de Entidades dos Palmares) um espaço de socialização e discussão das problemáticas enfrentadas pelas entidades e da população em geral do município de Palmares e também espaço de formação e reflexão permanente sobre políticas públicas, direitos, cidadania, ecologia,... 
A missão da AME - PALMARES é dar visibilidade às plataformas da sociedade civil pela democratização do Orçamento Público, das instâncias de poder Executivo e Legislativo dos Palmares, assim como das políticas ambientais. 
A Articulação é composta por ONGs, movimentos sociais populares, centros de mulheres e de cultura, Associações de Moradores, Associações Rurais, sindicatos, pastorais sociais, pessoas e grupos que defendem e cuidam de toda vida ameaçada.
Na Reunião dos nossos Coordenadores, ocorrida do dia 23 de Abril/2012, na Cúria Diocesana dos Palmares, foi escolhido nosso representante para a AME - PALMARES: Jaorish Gomes Teles da Silva (Diretor de Relações Públicas do GRUCALP.
 As Reuniões da AME - PALMARES são realizadas nas terceiras quarta-feiras de cada mês na Cúria Diocesana dos Palmares, às 8h. 30min. 
Jaorish foi escolhido para representar a Economia Solidária na AME PALMARES porque ele é um dos Coordenadores eleitos para o Fóurm Permanente de Economia Solidária da Mata Sul Pernambucana:
Jaorish recitando uma poesia de autoria de Reginaldo Figueiredo do Tempo da Poesia empreendimento solidário do Ceará.

Dias 16 e 17 de Abril/2012 durante manhã e tarde, no Centro de Treinamento João XXIII foi realizada a PLENÁRIA DA ECONOMIA SOLIDÁRIA REGIONAL DA MATA SUL EM PREPARAÇÃO DA V PLENÁRIA NACIONAL. 
Durante a tarde do dia 16 as lideranças empreendedores produtores de economia solidária, representantes dos governos municipais, educadores e de entidades de assessorias e fomento elegeram a Coordenação do Fórum Permanente de Economia Solidária da Mata Sul de Pernambuco que ficou formada por: 
Entidades de Apoio e/ou fomento:
Irmã Cristiane (Comissão Pastoral dos Pescadores - Sirinhaém), Irmã Sandra (CICAF)
Representantes do Governo:
Tânia Maria Rodrigues de Lima e Risoneide Santos da Silva (ambas da Prefeitura de Catende)
Empreendedores:
Cícera Maria da Silva Gonçalves (Àgua Preta), Maria Dulce dos Santos (Água Preta), Gleide C. de Vasconcelos (Palmares), Solange A. do Rego Ribeiro (Palmares), Elenildo C. Penha (Catende) e Jaorish Gomes Teles da Silva (GRUCALP).
Essas pessoas contempladas com os votos dos representantes reginais presentes são um tipo de Conselho Articulador do Fórum Permanente da Economia Solidária da Mata Sul Pernambucana, tendo com primordial função a educação de base e mobilização comunitária dentro dos ideais da solidariedade e preservação do meio ambiente. 
Nosso Ponto de Cultura está integrado na Economia Solidária

Propostas das Plenárias para a ECOSOL MATA SUL

 - Promover e mobilizar o pequeno agricultor a estar ciente dos Direitos de produção da Merenda Escolar

- Formação de empreendimentos e gestores
- Valorização do Mercado e viabilização de Mercado para ECOSOL
- Implantação de Agroindústria e beneficiamento
- Secretaria ECOSOL Municipal
- Criação de Pólos da ECOSOL]
- Criação de Micro Fábrica
- Lei Municipal de ECOSOL
- Conselhos Municipais ECOSOL
- Fiscalizar se os gestores municipais estão vigorando a Lei de compra de merenda orgânica da agricultura familiar dos agricultores da Região.
- Incentivar o pequeno agricultor a buscar alternativas para melhoria e aumento de sua produção
- Estimular as feiras locais, inserindo os produtos produzidos pelos educandos do SABERES DA TERRA

 

Clique aqui e veja o Blog do Fórum Permanente de Economia Solidária da Mata Sul Pernambucana

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários contendo palavras de calão, pornografias ou que atentem aos bons costumes ou caluniem serão deletados. Contribua para manter o bom nível deste espaço cultural virtual.