sábado, 27 de abril de 2013

* 1ª Reunião Plenária de 2013 do Fórum de Cultura dos Palmares

Carta Circular FPCP 001/2013 Palmares, 25 de Março de 2013.


Nosso Fórum, cuja equipe de Coordenadores é formada por pessoas engajadas no Movimento Artístico Palmarense de base, surgiu em 2000. Desde semana passada estamos divulgando nossa 1ª Reunião Plenária de 2013 que ocorrerá Segunda-feira, dia 1º de Abril de 2013, às 19h. no Auditório Prof. Miguel Jasselli do Centro Cultural do GRUCALP (Ponto de Cultura do Ministério da cultura/FUNDARPE).
Nossa proposta é unir esforços do Governo Municipal com as Organizações Populares em prol do desenvolvimento cultural palmarense. Portanto convidamos Legisladores, Executivos da Prefeitura e artistas. É necessário harmonizar expectativas e propostas. Moderação cedendo espaços equitativos para intervenções, questionamentos e críticas.
No Convite anunciamos que de acordo com nosso costume, a Pauta será votada na primeira chamada da Plenária. E apresentamos alguns tópicos que propomos como eixos bases de debates que resultem em trabalhos coletivos concretos e não somente bate boca (favor analisar e levar propostas):
1. Exposições de análise conjuntural com impactantes dados históricos apresentados por Elizabeth Gomes Teles, uma das fundadoras do GRUCALP (ONG com 50 anos de existência em Palmares);
2. Palestra “Economia Solidária no Movimento Artístico” (Irmã Sandra Leoni – Congregação das Irmãs Catequistas Franciscanas – CICAF, - expondo experiências da Economia Solidária em vários ramos artísticos que ela vivenciou em vários lugares do Brasil). Nosso Fórum está irmanado com o Fórum Regional Permanente de Economia Solidária da Mata Sul de Pernambuco que oferece soluções equilibradas para uma sociedade sustentável, envolvendo pessoas comprometidas com um mundo solidário e ético, numa proposta de vida; embrião de uma nova sociedade que se fortalece em rede;
3. Montagem de grupos de trabalhos para elaborações de cumprimentos das exigências do Plano Nacional de Cultura em nosso Município;
4. Momento do desabafo (cederemos tempo igual para todos que quiserem desabafar e criticar e ouvir explicações de assessorias culturais).
Jaorish Guarani-Kaiowá Gomes Teles da Silva será o Moderador dessa Reunião Plenária.
Aguardamos sua presença e solicitamos divulgação e participação aos produtores culturais.
Fraternalmente
A Coordenação.


Plenária do Fórum de Cultura teve participação de assessores de Governo e do Poder Legislativo Palmarense

Dia 1º de Abril de 2013 ocorreu a 1ª Reunião Plenária do Fórum Permanente de Cultura dos Palmares - PE no Centro Cultural do GRUCALP.
Inicialmente houve votação da pauta que foi aprovada.
Tópicos abordados: Economia Solidária na Cultura, Formação de novas Coordenadorias e grupos de trabalhos, debate sobre implante do Sistema Municipal de Cultura (centralizando discussões sobre Lei de criação de um Conselho de Cultura, quando existe outra Lei).
Houve participações de representantes do Movimento de Cultura Popular: Associação dos Artesãos dos Palmares, Núcleo Municipal da União Brasileira de Escritores, GRUCALP, Centro Cultural Gregório Bezerra, professores, representantes da Casa da Cultura Hermilo Borba Filho (Governo Municipal dos Palmares) e Poder Legislativo Palmarense.
Elizabeth Gomes Teles da Silva proferiu palestra de Abertura da Reunião.
Moderação da Reunião foi feita por Jaorish Gomes Teles da Silva que também proferiu palestra sobre Economia Solidária a pedido de Irmã Sandra Leoni (adoentada)
.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários contendo palavras de calão, pornografias ou que atentem aos bons costumes ou caluniem serão deletados. Contribua para manter o bom nível deste espaço cultural virtual.